dor no peito

Dor no peito pode ser sinal de problema cardíaco

A dor no peito é um dos principais indicativos de que há um problema cardíaco, mas também pode indicar outras doenças que não envolvem o coração. Quando está relacionada, costuma ser aguda e causar sensações semelhantes à desconforto, pressão, queimação ou pontadas. Nesse texto, você irá conhecer algumas das doenças cardíacas que têm a dor torácica como um sintoma comum. Não deixe de ler esse texto, pois pode ajudar você a perceber os primeiros sinais de um grave problema.

Possíveis problemas indicados pela dor no peito

1) Infarto agudo do miocárdio

A dor no peito é um sintoma muito específico de um infarto agudo do miocárdio. O infarto é uma disfunção que ocorre quando músculo do coração (miocárdio) fica um longo período sem receber o sangue bombeado pelo órgão por causa de uma interrupção no fluxo sanguíneo. Em consequência desse desabastecimento, o músculo pode ser danificado ou pode necrosar, em razão da morte das células. A principal causa de bloqueio das artérias é a aterosclerose que é a formação de placas de gordura no sangue. Essas placas causam o estreitamento e a obstrução das artérias. Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo, causando o infarto agudo do miocárdio. Entre os sintomas mais frequentes está a dor no peito que se caracteriza por irradiar para as costas, rosto e o braço esquerdo. O paciente também pode apresentar sensação de peso ou aperto sobre o tórax, suor excessivo, palidez, desmaio e arritmia cardíaca.

2) Aterosclerose

A aterosclerose é caracterizada pelo endurecimento das artérias responsáveis por transportar o oxigênio e nutrientes do coração para o restante do corpo. Esse endurecimento pode ser causado pelo excesso de gordura e colesterol no sangue ou por outras doenças arteriais. Os sintomas da aterosclerose só costumam aparecer quando as artérias já estão endurecidas e estreitas, afetando o funcionamento de alguma outra parte do corpo. Eles também variam conforme o tipo de artéria que foi acometida. A dor no peito é também um dos primeiros sintomas da doença, em seguida, o paciente pode sentir dor na perna ou na região em que há a obstrução da artéria, fadiga, confusão mental, quando o bloqueio é no cérebro, e fraqueza muscular.

3) Angina

A angina é uma dor ou uma sensação de pressão no peito que ocorre de forma temporária em razão da ausência de oxigênio no músculo cardíaco. Na maioria dos casos, a angina é sentida quando o paciente faz algum esforço físico e é aliviada quando ele descansa. Essa condição pode ocorrer quando a demanda de oxigênio exigida pelo coração excede a capacidade de suprimento das artérias coronarianas. Essa ineficiência é provocada pela aterosclerose ou em decorrência de um espasmo da artéria coronariana. A dor torácica que indica a angina também é muito específica. Ela costuma ser sentida abaixo do esterno (osso do tórax); contudo, a dor pode ocorrer em um dos ombros, no interior de cada braço, nas costas, na garganta, mandíbula ou nos dentes.

3)Fibrilação atrial

A fibrilação atrial é um tipo de arritmia cardíaca que se caracteriza pelo descontrole da atividade elétrica dos átrios, que deixam de se contrair. É um problema que pode se manifestar de forma assintomática ou não. Assim, quando produz sintomas, o paciente sente dor na região do tórax, falta de ar, cansaço, tontura e pode até desmaiar. Esses sinais são mais comuns em idosos ou pessoas que sofram com a fibrilação atrial intermitente. Ademais, esse problema está relacionado ao acidente vascular cerebral (AVC) e ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca e disfunções nas válvulas.  Como você percebeu, a dor no peito pode indicar a presença de alguns problemas graves de saúde. Por isso, procure manter uma rotina de consultas com seu cardiologista. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?