colesterol alto

Tudo que você precisa saber sobre o colesterol alto

O colesterol, apesar de ser importante para o organismo, pode ser uma ameaça silenciosa que se manifesta quando mantemos hábitos de vida nada saudáveis. Em resumo, o problema ocorre quando as taxas dessa substância estão em níveis inadequados. Nesse texto, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de gordura e outros tópicos que você precisa saber sobre o assunto.

O que é o colesterol?

Em uma análise química, o colesterol é uma molécula gordurosa que se movimenta pelo organismo quando se associa com as lipoproteínas, que podem ser LDL ou HDL.  Os alimentos ricos em gordura saturada são os principais responsáveis por elevar as taxas dessa molécula.  Além disso, ele integra as membranas celulares para produzir diferentes tipos de hormônios, tais como, vitamina D, testosterona, cortisol e ácidos biliares. O problema existe quando há um excesso dele no organismo.

Quais são os tipos?

Por ser uma gordura, essa molécula não se mistura com líquidos aquosos, como o sangue. Então, para conseguir circular e alcançar outros órgãos, ela gruda nas lipoproteínas. Cada uma dessas lipoproteínas atua de forma diferente no organismo. Quando realizamos o exame de sangue, essa gordura aparece de três formas nos resultados, sendo o nível de HDL, de LDL e o total. O HDL (High Density Lipoprotein) é conhecido como o colesterol bom, pois é responsável por retirar essa substância do sangue e transportá-la até o fígado para que seja eliminada nas fezes, quando está em excesso. O HDL é um fator de proteção contra infarto e AVC. O LDL (Low Densitý Lipoprotein) é famoso por ser o tipo ruim da molécula e que deve ser evitado. Por ser de baixa densidade, ele se acumula nas artérias, formando placas de gordura e causando a aterosclerose. Além disso, também aumenta os riscos de infarto e AVC. O total é o resultado da quantidade total que existe dessa substância no sangue, ou seja, é a soma do HDL com o LDL. Quando os valores do colesterol total estão elevados e o HDL está mais alto do que o valor de referência, não costuma ser sinal de alguma doença. Isso porque o seu excesso será eliminado nas fezes. Contudo, se o LDL estiver mais alto que o valor de referência, há o risco de um problema cardiovascular, pois esse excesso não é eliminado e se acumula nas células e nas veias.

O que pode provocar o colesterol alto?

São três os fatores considerados como causa do aumento dessa gordura no organismo. A primeira é a genética, ou seja, o indivíduo nasce com predisposição para desenvolver o problema.  A segunda causa tem relação com os hábitos alimentares e o sedentarismo. Alguns comportamentos são responsáveis por causá-lo, tais como:
  • Ingestão de alimentos gordurosos, como por exemplo, carne vermelha, queijos amarelos, ovos, doces e frituras;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Falta de atividades físicas.
A terceira causa está associada às doenças crônicas, tais como diabetes, doenças renais, hipotireoidismo. |Isso ocorre quando essas patologias não são tratadas corretamente, fazendo com que se agravem. A melhor forma de evitar o aumento do LDL no organismo é vivendo uma vida com hábitos saudáveis. Caso queira saber como está a sua taxa de colesterol, procure um cardiologista. Quer saber mais? Clique no banner!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp